Home Historia Análisis y Publicaciones
Caso ThyssenKrupp-Vale en Santa Cruz-Río de Janaiero (Brasil)
  Companhia Siderúrgica do Atlântico recusa receber integrantes de Missão
   

Fonte : agência púlsar brasil, 17/09/2010

Representantes da Missão que presta solidariedade, formada por instituições públicas e organizações sociais, foram impedidos pela Companhia Siderúrgica do Atlântico de participar de reunião para debater impactos na Zona Oeste do Rio.

A única autorizada na reunião foi a deputada alemã do Parlamento Europeu Gabriele Zimmer. O encontro pretendia buscar explicações junto à direção da siderúrgica sobre as denúncias feitas pela comunidade local e organizações sociais sobre os impactos causados pelo empreendimento. Jornalistas presentes também foram impedidos de entrar na empresa.

A reunião foi marcada anteriormente, mas ao informarem quais seriam os integrantes que entrariam na empresa, a CSA enviou uma carta em resposta. O conteúdo negava a presença dos demais representantes junto à deputada Gabriele Zimmer. Na carta, está a alegação de que o grupo teria feito no passado “denúncias totalmente não embazadas contra a empresa”.

Paulo Passarinho, presente à lista de pessoas da comissão, representando o Conselho Regional de Economia (Corecom), lembra de outro momento em que a empresa se negou a responder perguntas sobre as denúncias. No caso, a transnacional não respondeu a questões para o jornal do Conselho.

O esconomista afirma que, na época, da mesma forma o Conselho procurou movimentos sociais e representates do governo para falar sobre as denúncias feitas contra a empresa. E que foi objetivo dar oportunidade de resposta à CSA. Contudo, o Corecom recebeu a negativa da empresa, que não deu esclarecimentos.

A alegação, segundo Paulo, foi a de que as perguntas se tratavam de uma “condenação prévia”. “Só pedíamos que a empresa esclaresse seu ponto de vista a respeito das denúncias, feitas inclusive pela mídia comercial”, argumenta .

O representante do Corecom considera a atitude da empresa autoritária, desmostrando que ela continua "fechada ao diálogo". Ele lembra ainda que a CSA recebe incentivos fiscais de "forma duvidosa" concedidos pelo poder público municipal e estadual.

A missão de solidariedade teve início na manhã de hoje em Santa Cruz, bairro da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro.

(pulsar)

lc

Audios disponíveis :

Paulo Passarinho, representante do Corecom, explica o que seriam as acusações feitas contra a CSA. 47 seg. (370 KB) arquivo mp3 : http://www.brasil.agenciapulsar.org...



 
     
     
     
     
 
Enlazando Alternativas | Red Birregional UE - ALC | 2007
Resolución mínima recomendada: 800 x 600 ppp
Espacio Privado