Home Historia Análisis y Publicaciones
Caso ThyssenKrupp-Vale en Santa Cruz-Río de Janaiero (Brasil)
  Siderúrgica diz que vai manter redução de ferro-gusa
   

Fonte : Alana Gandra, Repórter da Agência Brasil

18/08/2010, 18:32

Rio de Janeiro - A diretoria de Relações Externas da Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA) reiterou hoje (18), por meio de nota, que manterá reduzida a produção de ferro-gusa em 3.500 toneladas diárias até que sejam iniciadas as operações da aciaria, prevista para o início do próximo mês. A aciaria é a unidade de uma usina siderúrgica onde o ferro-gusa é transformado em vários tipos de aço.

Segundo a ThyssenKrupp, controladora da CSA, quando a aciaria entrar em funcionamento, acabará a estocagem atual de ferro gusa produzido no Alto Forno 1, eliminando-se a emissão de partículas na atmosfera. O problema foi detectado na última semana nos arredores da empresa, em Santa Cruz, zona oeste do Rio, e resultou em autuação e multa da CSA pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) por crime ambiental. A multa está sendo calculada e pode variar entre R$ 800 e R$ 2 milhões, segundo o presidente do Inea, Luiz Firmino.

A nota esclarece que a empresa tomou outras providências para contornar o problema. “Além da manutenção no limite mínimo possível de produção, a Thyssenkrupp CSA adotou diversas outras providências, como a umidificação das vias de acesso ao pátio de estocagem de gusa, bem como a umidificação do próprio gusa sólido, realizada ininterruptamente, durante 24 horas.”

Ainda segundo a empresa a usina tem licença de pré-operação datada de setembro do ano passado. Nesse período, diz a nota, os equipamentos sofreram ajustes e correções. Para garantir o acompanhamento dos níveis de emissões de partículas pela própria ThyssenKrupp CSA e pelas autoridades ambientais foram construídas três estações de monitoramento nos arredores da usina, não tendo sido constatados problemas.”

A redução da produção do alto forno interrompeu a programação inicial da usina que era produzir até 6 mil toneladas/dia de ferro-gusa, revelou a CSA.

Edição : João Carlos Rodrigues



 
     
     
     
     
 
Enlazando Alternativas | Red Birregional UE - ALC | 2007
Resolución mínima recomendada: 800 x 600 ppp
Espacio Privado