Home Historia Análisis y Publicaciones
Caso ThyssenKrupp-Vale en Santa Cruz-Río de Janaiero (Brasil)
  A Baía pede socorro
   

Amig@s parceir@s,

O PACS convida vcs a verem este filme de menos de 7 minutos que explica o essencial do projeto de complexo siderúrgico ThyssenKrupp-Vale na Baía de Sepetiba, município do Rio de Janeiro e seus efeitos sobre a vida da população local. Uma mostra de quão nocivo pode ser o conceito de progresso como projetos-ENCLAVE de alta tecnologia, voltados exclusivamente para exportação, intensivos em capital, usando matéria prima e pequena força de trabalho local, deslocando dezenas de milhares de habitantes que vivem da pesca há várias gerações, e gerando um desastre ambiental de grande escala.

Um projeto típico da atual etapa da globalização do capital : corporações do hemisfério Norte, que jamais poderiam fazer em seus países de origem um projeto tão depredador, se transferem para os países emergentes ou empobrecidos, onde encontram ou compram a cumplicidade de governos, políticos e empresários locais, para realizar imensos lucros deixando os riscos e os custos sociais e ambientais para a nação hospedeira e para as populações locais.

O Tribunal Permanente dos Povos, em sessão de maio de 2010, condenou a ThyssenKrupp-Vale (CSA) por este projeto predatório. Em breve vc receberá de nós o documento-veredicto do TPP.

Abraços,

Marcos Arruda e Sandra Quintela - PACS



 
     
     
     
     
 
Enlazando Alternativas | Red Birregional UE - ALC | 2007
Resolución mínima recomendada: 800 x 600 ppp
Espacio Privado