Home Historia Análisis y Publicaciones
Caso ThyssenKrupp-Vale en Santa Cruz-Río de Janaiero (Brasil)
  Missão presta solidariedade à população impactada pela Companhia Siderúrgica do Atlântico (ThyssenKrupp-Vale)
   

Fonte : agência pulsar brasil, 17/09/2010

O grupo de investigação sobre os impactos ambientais e sociais causados pela Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA), em Santa Cruz, Rio de Janeiro, iniciou na manhã de hoje (17/09) sua missão. A comunidade local denuncia repressão da empresa.

“Pescar mesmo, onde vamos pescar ? Em cima de ferros ? Arames farpados ? Nós não temos como tirar nosso sustento, o peixe para sustentar nossa família”, questiona o pescador Jacir do Nascimento, morador do bairro, localizado na Zona Oeste da cidade. Ele costumava pescar na Baía de Sepetiba, onde a CSA foi instalada.

Além da contaminação das águas e do ar, Jacir conta que os moradores estão sendo contaminados com a poeira e demais efeitos produzidos pela forte poluição.

O pescador também afirma "que muitos companheiros já foram ameaçados por pessoas não identificadas caso não se retirassem do local onde tentavam pescar".

A missão que presta solidariedade é formada por representates de organziações sociais e a populaçõa local, conta a participação da deputada alemã do Parlamento Europeu Gabriele Zimmer.

Na manhã de hoje, o grupo percorreu uma escola, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e um posto de saúde para conversar com profissionais de saúde, professores e moradores sobre as ações da CSA na região. (pulsar)

lc

Audios disponíveis :

O pescador da Báia de Sepetiba, Jacir do Nascimento comenta os impactos sofridos com a instalação da empresa na região. 30 seg. (240 KB) arquivo mp3 : http://www.brasil.agenciapulsar.org...



 
     
     
     
     
 
Enlazando Alternativas | Red Birregional UE - ALC | 2007
Resolución mínima recomendada: 800 x 600 ppp
Espacio Privado